Vani Lages
6 de setembro de 2017
Levy Félix
6 de setembro de 2017

Currículo Artístico

Thiago Ferraz nasceu em 23 de janeiro de 1977, em Recife, Brasil. Desde criança cresceu numa família de artistas pintores, escultores e músicos.

Iniciou suas atividades artísticas, aos seis anos numa escolinha de artes em Viçosa, Minas Gerais.  Em 1983, já modelava bonecos de papel marchê e fazia desenhos livres. O seu primeiro trabalho um boneco, foi premiado na Escola de Artes, pelos professores da Universidade de Viçosa-MG. Desde então, não parou de se destacar no campo das artes.

Entre 2001 e 2003 fez um curso de extensão em desenho I (perspectiva) ministrado por Sergio Birukoff, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco.

Entre 2003 a 2013 desenvolveu um trabalho com jovens com necessidades especiais, no Espaço Conviver. Os frutos deste trabalho foram reveladores e animadores, à vista dos bons efeitos gerados no desenvolvimento psíquico, físico e comportamental destes jovens.

Desde o começo de 2004, foi assistente-pintor da professora de pintura Lêda Carneiro, aluna de grandes pintores pernambucanos como: Murillo La Greca, Gil Vicente, Wellington. Virgulino, entre outros…

Trabalhou como assistente do Pintor George Barbosa desenvolvendo pinturas em máscaras, oficinas a jovens carentes e exposições em Olinda e Fliporto em Porto de Galinhas. Em 2010 foi chamado para expor na Nova Zelândia com George Barbosa, mas por problemas burocráticos de passaporte não pôde ir.

Nos anos de 2015 e 2016, ministrou oficinas para os usuários da clínica de saúde mental Firmando o Passo, do qual foi lembrado em um livro escrito pela diretora da instituição pelo o seu trabalho. E também em 2016 se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA.

Fez várias exposições pelo Recife do ano de 1983 a 2016.

Em 2005, foi realizada sua primeira exposição individual no Atelier Julieta Pontes, no bairro do Pina. Sua exposição foi um sucesso atraindo os olhos dos curiosos de andavam pela rua dos artistas. Sua exposição foi exibida em Rhaldney Santos, que apresentava o Programa O Melhor no Nordeste. Foi feita uma entrevista com o artista e exibida no programa.

Depoimento da Pintora Julieta Pontes ao site Cyber Artes:

Formas e Cores.

“Thiago Ferraz é um colorista. A cor também é volume numa composição. Ele brinca com elas na simplicidade de um modelador. Vejo em suas telas uma tendência cubista, que fica clara, no uso de transparência e superposições, fazendo brotar daí novas formas e cores.

Digo que todo artista é um operário da arte, é produzindo que se alcança o meio para chegar ao ideal. Thiago não se cansa em busca de seu ideal, muito jovem ainda, já desbrava com talento seu caminho na arte”.

Julieta Pontes// Recife 12.09.2005.

Thiago Ferraz, hoje Arquiteto, Urbanista e pintor de telas, continua desenvolvendo o seu trabalho, seja em oficinas de artes para a saúde mental, exposições e projetos arquitetônicos.

Exposições:

1983 – Exposição na Escola de Artes de Minas Gerais, cuja obra foi premiada.

2004 – Leilão do Artista Solidário 2004 – Aeroporto dos Guararapes sob a Curadoria de Sebastião Barbosa.

2004 – Gabinete Português de Leitura (Zé de Moura) – Exposição no Atelier Leda Carneiro no Bairro da Torre.

2005 – Atelier Julieta Pontes 2005 – Espaço Conviver 2005 – Hotel Casa Grande- Gravatá 2005 – Espaço Conviver 2006 – Olinda Arte em Toda Parte 2006 – Atelier de Cerâmica Juliana Perylo 2006 – Espaço Conviver 2006 – Segunda edição da Fliporto, na praia de Porto de Galinhas, onde o autor homenageado foi Paulo Freire, além de Raimundo Carrero, que completava 30 anos de carreira literária.

2007 – Fliporto na Praia de Porto de Galinhas, em que o tema foi a “Literatura Latino-Americana”.

2007 – ABA (Aflitos e Boa Viagem) 2007 – Mar Hotel, curadoria Sebastião Barbosa, coletiva.

2007 – 11ª Craft Design (na condição de ilustrador) 2007 – Atelier de Cerâmica Juliana Perylo.

2008 – Torre Malakoff (Coletiva).

2008 – Exposição na Sorveteria Italiana Santo Doce.

2008 – Hotel Casa Grande Gravatá (Export Art).

2008 – Fliporto (Exposição coletiva no Restaurante e Pizzaria Plin Porto). Pintou com George Barbosa um muro painel de 40 metros em frente ao Banco do Brasil, no Festival de Literatura que ocorreu em Porto de Galinhas em o tema foi a “África e América Latina”.

2008 – Expôs no Atelier 167, Escritório de Olinda com camisas pintadas à mão.

2008 – Coletiva no Atelier do Escultor Alfredo Lima.

2008 – Exposição na maior feira de design da América Latina, a Gift Fair em São Paulo, participou na condição de ilustrador.

2009 – Fez uma pintura muralista ao lado do Pintor George Barbosa na Picanha do Tio Dadá, homenageando o Festival de Jazz de Porto de Galinhas.

2010 – Exposição coletiva no Carmo, em Olinda. O tema da festa foi “Literatura e Presença Judaica no Mundo Ibero-Americano” e a autora homenageada foi Clarice Lispector.

2011 – Participou de uma coletiva na Fliporto em Olinda, na Praça do Carmo, com o Pintor Suíço radicado em Olinda, Alberto Simões, Dulce Campelo, entre outros artistas, que faziam parte do OLAA (Artistas de Olinda), em que a África foi a homenageada.

2013 – Exposição de rua no Bairro de San Telmo, Argentina.

2014 – Exposição Coletiva no Espaço Terraço de Olinda, sob a curadoria de Marisa. Exposição com pintor Sergio Birukoff e outros artistas.

2015/2016 – Elaborou a exposição no Firmando Passo com os usuários

Mídias sociais:

https://www.facebook.com/thiagoferrazartes

instragram: @tf.arquiteto

Whattsapp: 55 81 98579-6066

Participação na Galeria da Flipa